sábado, 17 de novembro de 2012

OS SÍMBOLOS DO REIKI




Os símbolos do reiki são elementos auxiliares, inseridos dentro do sistema de reiki pelo Sensei Mikao Usui, com o objetivo de auxiliar os alunos na sua prática do reiki. Tanto a origem quanto os significados e formas destes símbolos ganharam as mais variadas versões, principalmente quando foram inseridos no ocidente pela senhora Hawaio Takata. Ao ensinar os símbolos no ocidente, a senhora Takata os revestiu por um enorme secretismo, afirmando serem eles secretos e sagrados. Segundo ela, os símbolos não deveriam ser mostrados a pessoas não iniciadas no reiki. Durante seus seminários, Takata demonstrava os símbolos para os alunos e ao final do seminário pedia que eles queimassem os desenhos que haviam feito. Isto, ao longo dos anos, gerou alterações marcantes na forma dos símbolos, pois nem todos os alunos desenhavam os símbolos da mesma forma como Takata havia ensinado. Na verdade, não existem evidências de que o Dr. Usui considerava os símbolos como sendo secretos e sagrados. Eles foram um dos últimos elementos introduzidos pelo Dr. Usui no sistema de reiki.




Na percepção dos símbolos pelos japoneses, temos algumas diferenças marcantes quanto à compreensão e aplicação, em relação à percepção ocidental.
Para os japoneses os símbolos não são a parte mais importante do reiki e sim ferramentas auxiliares, assim como rodas adicionais de uma bicicleta, usadas quando se está aprendendo a andar. Ao percebermos que é necessário existir um equilíbrio, que tem de haver uma sintonia perfeita entre o individuo e a própria bicicleta, então pode-se retirar as rodas adicionais.
De qualquer forma a utilização dos símbolos no ocidente ainda é primordial, até aprimorarmos melhor nossa sensibilidade, mente e intuição. Por enquanto devemos seguir um dos conselhos do Sensei Usui:

Usem bem os símbolos. Usem-nos mais e mais, e descobrir-se-ão num estágio onde já não precisarão deles.
A mente humana consegue alcançar qualquer ponto do universo imediatamente. Precisam crescer de forma a não precisarem mais dos símbolos.

Conseqüentemente surgiu uma verdadeira concorrência entre diversas escolas de Reiki que se diziam detentoras da “correta versão” dos símbolos. Contudo, todos que receberam a sintonização possuem símbolos que funcionam. O poder dos símbolos não vem do fato de desenhá-los perfeitamente e sim da ligação que é estabelecida entre o símbolo que o aluno aprende na aula e as energias da sintonização que o aluno recebe durante a sintonização Reiki. A maneira correta de se desenhar os símbolos corresponde ao modo pelo qual o Mestre Reiki os desenhou para o aluno e os utilizou durante sua sintonização. O poder dos símbolos reside na ligação entre eles e a energia Reiki que ocorre durante a sintonização.
Embora pequenas mudanças em algumas das linhas dos símbolos possam criar diferenças entre as diversas escolas de Reiki, os símbolos que os alunos receberam do seu Mestre são, para eles, os símbolos certos, mesmo que eles sejam diferentes dos que outros estejam usando. É possível, ainda, receber versões adicionais dos símbolos de mestres diferentes e, contanto que a sintonização seja dada, ser capaz de usar os diversos modos ensinados ao desenhá-los, obtendo os efeitos desejados.



Surgiram também especulações relativas à origem e ao número dos símbolos. Segundo a mestra Diane Stein, havia, em épocas passadas, cerca de 300 símbolos de Reiki, dos quais 22 eram comumente utilizados. Hoje, são utilizados apenas quatro num sistema unificado, que compõem os níveis II e III do Reiki, reconhecidos pelos mestres da escola tradicional. Segundo a versão tibetana, são reconhecidos e ensinados seis símbolos.
         Os símbolos foram, na verdade, criados a partir do kanji japonês, o que significa que eles são simplesmente palavras da língua japonesa cujos nomes podem ser encontrados em um dicionário japonês/inglês. Podem, ainda, ser formados por uma combinação de sânscrito e kanji japonês, prática comum dos budistas japoneses, às vezes utilizada nas suas escrituras e símbolos sagrados.
         Os símbolos da distância e do Mestre do Reiki Usui derivam do kanji japonês, tanto no nome quanto no modo como eles são desenhados. Seus caracteres também podem ser encontrados no dicionário japonês/inglês. Além disto, todos os símbolos tradicionais derivam de outras formas da cultura japonesa. Podem ser encontrados tanto em seus livros espirituais como em seus templos, sem possuir, contudo, a capacidade de conexão com as energias individuais que adquirem quando evocados. É interessante observar que o nome do símbolo Mestre de Usui, que nos coloca em contato direto com a verdadeira fonte do reiki, pode ser encontrado na "Enciclopédia da Filosofia e Religião Oriental", sendo traduzido como "casa do tesouro da intensa luz resplandecente”, constituindo também um símbolo poderoso do zen budismo. 




         Podemos perceber que os símbolos Reiki de Usui não são exclusivos para o Reiki de Usui.Segundo o sensei Hiroshi Dói, Eles já existiam antes do Dr. Usui os utilizar. Além disso, por serem japoneses, não é provável que ele os tenha descoberto em um sutra sânscrito como alguns afirmavam e outros continuam afirmando. É muito mais provável que o Dr. Usui tenha recebido os símbolos durante a sua experiência mística no Monte Kurama ou que ele tivesse um conhecimento prévio sobre eles a partir dos zen budistas ou de outros grupos religiosos com os quais ele estudou. Uma vez que os símbolos são japoneses e que o símbolo Mestre é oriundo do zen budismo, talvez a origem dos símbolos tenha sido um sutra zen budista, em vez de um sutra sânscrito.

Por Valério Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário