domingo, 18 de novembro de 2012

Os símbolos do Reiki - Parte 2


Três conceitos sobre os símbolos do Reiki



1 - Yantra (símbolo)


Yantras são formas geométricas utilizadas para a prática da reintegração do homem consigo mesmo. São instrumentos para concentrar forças psíquicas, para focalizar, como um microscópio. É uma máquina para estimular a visão.
  O Yantra é utilizado em muitas tradições espirituais, sobretudo nos ramos do budismo esotérico e tântrico, os quais utilizam símbolos com o objetivo de gerar determinado tipo de energia, seja de amor, compaixão ou cura.
- Simboliza ou representa uma espécie de energia.
- Possui uma forma determinada e um nome.


2 - Kanji



Os Kanjis são caracteres chineses, importados pelos japoneses, compostos por imagens e figuras. Eles não são sons como as letras do nosso alfabeto, mas figuras simbólicas e representativas. O fato de os japoneses utilizarem este tipo de linguagem e escrita demonstra que eles pensam de uma forma mais abstrata. Vejamos alguns Kanjis como: “Yama” (montanha) e “Kawa” (rio).

montanha       

 Rio                 


Boca                

Chuva              

O kanji e o símbolo muitas vezes se mesclam no sistema do reiki. O hon sha ze sho nen é parcialmente um kanji. O choku rei e o sei heki não são kanji. São símbolos.


3 - Mantra

O mantra é a própria razão de muitas práticas tântricas. A palavra mantra origina–se de uma antiga raiz sânscrita, man, que significa pensar, e o sufixo tra, que significa instrumento. O mantra é um conjunto de sons ou palavras com efeitos vibratórios, psíquicos e espirituais, quando devidamente pronunciados. Segundo o tantra, cada coisa, seja qual for sua constituição, nada mais é que uma concentração de energia, uma vibração.
De uma maneira geral os símbolos do reiki fazem parte de uma mistura de yantra, mantra e Kanji.
O hon sha ze sho nen é originado de cinco kanjis. O sei heki é originado de uma letra semente do sânscrito.

Por Valério Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário