sábado, 10 de novembro de 2012

As Bases da Medicina Tradicional Chinesa


As bases  da Medicina Tradicional Chinesa.

A medicina tradicional Chinesa faz parte de um dos mais antigos e completos sistemas de saúde desenvolvidos no mundo, suas bases remontam 2.500 anos. E estão incrustados na cultura e filosofia chinesa do Taoísmo. Por traz deste sistema médico desenvolvido no extremo oriente existe um ideal de vida, proposto tanto pelos sábios Taoistas como Lao Tsé e Confúcio, quanto pelo lendário Imperador Amarelo, considerado como o sistematizador da medicina Chinesa. Através do cânone atribuído a ele denominado Huang Ti Nei Ching ou Princípios de medicina interna do Imperador Amarelo. Neste clássico que se desenvolve através de diálogos entre o próprio Imperador amarelo e o médico da corte Qibo são discutidos as bases e os princípios não somente da acupuntura, mas também da dietética, massagens, moxabustão, fitoterapia e Tao Yin. Todas estas formas possuem como objetivo central a manutenção da saúde e a longevidade. Toda está obra está compilada em duas partes: o Su Wen denominado questões fáceis e o Ling Shu traduzido por Eixo Espiritual. (Dulcetti Junior,2001)
O Su wen disserta sobre os aspectos filosóficos e sobre a semiologia da medicina chinesa; enquanto que o Ling Shu está voltado para as bases que envolvem os métodos de tratamento com agulha e moxa.(Sussmann, 1975).
Todos os princípios que envolvem o tratamento com acupuntura e moxa estão fundamentados nos aspectos opostos e complementares do Yin e Yang, bem como em toda fisiologia energética proposta na MTC.


Para acupuntura o ser humano faz parte de um composto de redes energéticas (Mai), que circulam por todo o corpo humano se conectando com os órgãos (zang) e as vísceras (fu). Por estes canais circulam a energia vital(Chi/Qi).E é através da interrupção e bloqueio do fluxo do Chi nestes canais que se desenvolvem os desequilíbrios energéticos e as mais variadas patologias.Através da acupuntura ou Moxa como é conhecido este sistema de tratamento tradicional chinês, Zhen Ji Fa que significa literalmente “método das agulhas e  da moxa” que se realizam o tratamento e desbloqueio destas áreas congestionadas.
Tradicionalmente estes métodos eram empregados com o objetivo de organizar e proteger o Chi humano das invasões dos perversos ou demônios.
Para o período clássico chinês as mais variadas formas de doenças nada mais eram que manifestações dos espíritos malignos influenciando o fluxo do Chi no corpo. Por conseguinte se atribui o desenvolvimento da acupuntura a aplicação de pedras afiadas e farpas de bambo em um conjunto de treze pontos conhecidos como: “Treze pontos do Demônio”.
Por: Valério Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário