quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Noções do Sopro defensivo




O sopro defensivo impreterivelmente está caracterizado por fazer parte da primeira camada de proteção que regulam a nível energético a passagem entre o meio externo e interno do ser humano. Fazendo uma analogia deve-se pensar na Energia Wei como uma fortaleza feudal dos tempos medievais, que possui suas muralhas de concreto, resistentes, altas e firmes. Estas muralhas protegem todos aqueles moradores que vivem na parte interna do feudo, vassalos e senhores feudais, uma alusão aos os órgãos e Vísceras (zang fu), meridianos principais e secundários. Para que o Feudo esteja efetivamente bem guarnecido, além de suas muralhas faz se necessário que os guardas fiquem de prontidão na parte interna da muralha, abrindo e fechando os portões da fortaleza. Da mesma forma é necessário um equilíbrio das energias internas no ser humano, para assim sustentar a força da energia defensiva no organismo. Pois, toda via são os desequilíbrios internos das funções energéticas que favorecem ao enfraquecimento do sopro defensivo e a entrada da energia perversa.
Na visão da MTC para que uma doença se estabeleça no ser humano dois fatores são preponderantes e oriundos de causas internas e externas.
 Tendo em vista que a manifestação patológica e seu desenvolvimento é a conseqüência de um desequilíbrio energético prévio, influenciado por fatores externos ou internos. (Faubert e Crepon, 1990).
As causas internas se desenvolvem devido carências hereditárias, má nutrição, traumas e bloqueios psicológicos. Já as causas externas são conseqüência de agressões climáticas que são denominadas energias perversas. Estas energias perversas estão presentes nas estações do ano e são provenientes das energias celestes do vento, calor, umidade, secura e frio. Estas podem afetar o ser humano de acordo com sua fragilidade, sobre tudo quando o clima não corresponde à estação correspondente; ou seja: se está no verão, mas o clima predominante é a umidade da chuva. Bem como, “quando a estação se manifesta com atraso ou com adiantamento”(Faubert e Crepon, 1990).Com isso se as funções internas estiverem fragilizadas a energia defensiva também se tornaram suscetível a invasões externas. Como diz o Imperador amarelo:
Pode ser que dez tipos de males ocorram num canal, e estes podem ser: dor, carbúculo, calor, frio, prurido, síndrome de Bi ou adormecimento, e as varias mudanças são infinitas, tudo isso é produzido pela energia perversa. (Ling Shu,cap.75,2001,p.796).
 Funções dos Sopros Defensivos
No eixo Espiritual Ling Shu afirma-se algumas das principais características das funções exercidas no sistema energético e no corpo humano pelo sopro defensivo Wei Qi.
As funções da energia Wei do homem são nutrir os músculos, tornar substancial a pele, enriquecer as estrias e controlar a abertura e fechamento das estrias e da pele; as funções da vontade do homem frear o espírito. Manter unidas a alma e o espírito inferior, acomodar as mudanças do clima frio e quente e adequar as mudanças de humor.(Ling Shu, cap.47, 2001, p.692)
Contudo para que a energia wei realize todas esta funções é necessário que:
A pessoa esteja harmoniosa, sua mente concentrada, sua alma e seu espírito inferior não estejam dispersos, e a raiva e a ira não apareçam; como os cinco órgãos sólidos (zang) estão harmoniosos, dificilmente a pessoa será invadida pela energia perversa. (Ling Shu, cap.47, 2001, p.692)
É pelo equilíbrio interno, físico, mental, emocional e espiritual que se mantêm acessa a força protetora e defensiva do corpo contra os agentes patogênicos e climáticos. E graça a esta couraça protetora que os órgãos vitais não são constantemente atacados por forças externas.
Por Valério Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário