FORMAÇÃO E EXTENSÃO EM MASSOTERAPIA JAPONESA(2015/2016)




 MASSOTERAPIA JAPONESA(2015/2016)
 日本のマッサージ

Reconhecido pelo MEC


Inicio: 28 e 29 de Março
Apresentação:

Dentre os países do extremo oriente o Japão sem dúvidas é o que mais incorporou dentro das práticas culturais de saúde as massagens, aprimorando e desenvolvendo todas as técnicas terapêuticas importadas, sobre tudo da China e Korea.
Seu arsenal terapêutico é vasto e sempre visa resultados rápidos e duradouros. Objetivando isso, o Satory Terapias e Cursos realiza a Formação completa das mais variadas técnicas orientais, da massoterapia Japonesa como:

Ø    Shiatsu Tradicional japonês
Ø    Reiki Tradicional Japonês
Ø    Massagem Tradicional Japonesa Anma
Ø    Massagem Japonesa com Pedras Quentes
Ø    Reflexologia Japonesa nos pés
Ø    Massagem Anma na Cadeira


Objetivo:
Formar profissionais e terapeutas altamente qualificados e treinados para exercer com êxito e segurança um dos mais completos métodos da massoterapia japonesa.

Publico Alvo: Profissionais da área da saúde, terapeutas, massoterapeutas, praticantes de artes marciais, terapeutas Holísticos e pessoas interessadas em qualidade de vida, autoconhecimento e praticas integrativas da saúde.

Duração: 14 meses divididos em 14 módulos e 6 técnicas.Aulas sábado e domingo sempre 1 final de semana por mês.

Carga horária: 16 horas por módulo

Carga horária total: 232 horas

Certificação: Formação em Massoterapia Japonesa, com reconhecimento do Mec como curso de extensão da faculdade Facei.

Certificação do Satory Terapias e Cursos e Faculdade Facei.


ANMA - Massagem Tradicional Japonesa




O termo Anma designa a mais antiga e completa técnica de massagem criada na China há mais de cinco mil anos. Podemos traduzir Anma, palavra de origem Japonesa por “esfregar com pressão”. Foi a partir dessa técnica que surgiram tanto as principais técnicas de massagem Oriental quanto Ocidental. Neste estilo de massagem utilizamos movimentos de amassamento, deslizamento, vibração, pressão e percussão.
Anma significa pressionar e friccionar. Significa também espalhar a paz friccionando ou acalmar com as mãos colocando o corpo em movimento. Algo similar ao movimento de uma mãe ao colocar seu filho para dormir. A Anma é um dos métodos mais antigos de massagem existente no mundo, considerado o sistema mais velho de terapia corporal do Oriente. Sua origem remonta a China antiga sendo praticada há mais de 5.000 anos atrás. Alguns estudiosos afirmam que sua origem remonta 10.000 anos atrás na Índia. A Anma foi trazida primeiramente ao Japão por monges budistas da China, através da Coréia aproximadamente 1.500 anos atrás. Na China esta terapia é conhecida por Anmo. Quando o Anmo foi trazido ao Japão à técnica se tornou mais refinada e sofisticada e desenvolveu sua própria arte terapêutica. Ao longo do tempo a Anma Influenciou o nascimento de inúmeros métodos de massagem. Como Shiatsu, Tuina, massagem Sueca, Reflexologia nos pés e a massagem com Pedras Quentes.
A terapia da Anma é baseada nos princípios da Medicina Tradicional Oriental. Esta antiga arte de cura utiliza-se de técnicas especiais para estimular os pontos chaves (Tsubo) na superfície da pele, para assim promover o equilíbrio natural do corpo. Com o estimulo destes pontos são eliminadas as tensões musculares favorecendo a circulação do sangue e da energia (Kiketsu). Esta é a principal intenção da Massagem Anma.

§     Duração: 3 módulos
§     1º módulo: 15 e 16 de Agosto
§     2º módulo: 19 e 20 de Setembro
§     3º módulo: 18 e 19 de Outubro
§     Carga horária total dos módulos: 42h
§     Professor: Valério Lima

Programa do Curso de Anma

Ø    As origens da antiga arte de massagem Tradicional Japonesa;
Ø    Os efeitos da terapia Anma;
Ø    As diversas aplicabilidades da massagem  Anma;
Ø    As nove principais técnicas da Anma;
-Keisatsu-ho
-Junetsu-ho
-Shinsen-ho
-Koda-ho
-Appako-ho
-Kyosatsu-ho
-Kyukute-ho
-Kenbiki-ho
-Undo-ho
Ø    Auto - massagem e preservação das mãos;
Ø    Combinações de Técnica da massagem Anma;
Ø    Seqüência e orientação de tratamento.

 Massagem Japonesa na Cadeira


A mais completa técnica de massagem feita  na cadeira, realizada a partir dos elaborados movimentos da tradicional massagem japonesa Anma.
A Anma feita na cadeira trabalha de forma completa todos os grupos musculares, meridianos e pontos localizados na parte superior do corpo, incluindo as costas, ombros, membros superiores, pescoço e cabeça. todas estas áreas são cobertas através de técnicas de deslizamento, movimentos de compressão, tração, rotação, pressão e alongamentos, fazendo uso dos dedos, mãos, punho, antebraço e cotovelo.
Uma das principais características deste estilo de massagem é ser feita em uma cadeira especial e reclinável que permite transporta-la e utiliza-la em qualquer ambiente.Outra característica da massagem japonesa na cadeira é poder ser aplicada e realizar independente  do tipo de traje que o cliente esteja vestindo, tanto roupas confortáveis, quanto roupas de trabalho não interfiram no efeito terapêutico da técnica.Favorecendo que este método possa  ser aplicado em parques, ambientes de trabalho, aeroportos, clinica e em eventos diversos.
A massagem japonesa na cadeira não deve ser enquadra e classificada simplesmente como uma massagem expressa para relaxamento, pois se tratando de uma técnica que abrange tanto os principais grupos musculares quanto grande parte de meridianos e pontos fundamentais utilizados na medicina oriental.A massagem Anma na Cadeira é tanto um recurso de relaxamento quanto terapêutico.De acordo com as inúmeras técnicas utilizadas, uma sessão pode durar de 10 min. a 1 hora de duração.

Duração: 2 final de semana(sábado e domingo)

  1º módulo: 14 e 15 de Novembro
  2º módulo: 12 e 13 de Dezembro
  Carga horária total dos módulos: 32h
  Professor: Valério Lima

Ø    Os efeitos da terapia Anma na Cadeira;
Ø    As diversas aplicabilidades da massagem  Anma na Cadeira;
Ø    Sequencia sessão longa
Ø    Sequencia quick massagem(curta)
Ø    Bases e posturas corretas de execução
Ø    As nove principais técnicas da Anma realizadas na Cadeira;
-Keisatsu-ho
-Junetsu-ho
-Shinsen-ho
-Koda-ho
-Appako-ho
-Kyosatsu-ho
-Kyukute-ho
-Kenbiki-ho
-Undo-ho


MASSAGEM JAPONESA COM PEDRAS QUENTES



Histórico da Técnica:
O Japão é famoso por sua cadeia de montanhas e vulcões, devido a grande quantidade, tanto de vulcões, quanto de fontes termais, se desenvolveram inúmeros métodos terapêuticos, que fazem uso da termoterapia, dentre eles: o ofurô e as Pedras aquecidas para massagear o corpo.
A massagem Japonesa com Pedras Quentes foi sistematizada e desenvolvida pelo Japonês Shogo Mochizuki.
 Mochizuki vem de uma tradição familiar de 300 anos de terapeutas especializado na Massagem Tradicional Japonesa Anma, considerada a mãe de todas as massagens, a qual possui sua origem mais remota na china nos tempos áureos do imperador amarelo, sendo responsável pelo surgimento de varias técnicas como o Tuiná, massagem ocidental Sueca e Shiatsu.
Através das Pedras aquecidas a uma temperatura agradável e terapêutica para o corpo, são realizados inúmeros movimentos de deslizamento, rotação, tração, vibração e pressão sobre os principais grupos musculares, meridianos e pontos da acupuntura.  

Ø    Duração: 2 módulos
Ø    1º módulo: 16  e 17 de Janeiro(2016)
Ø    2º módulo: 20 e 21 de Fevereiro(2016
Ø    Carga horária total dos módulos: 32h

Ø    Professor: Valério Lima

Programa do curso de pedras Quentes

As origens da massagem Japonesa com Pedras Quentes;
Ø    A termoterapia e sua utilização no Japão;
Ø    Introdução a Massagem Tradicional Japonesa Anma;
Ø    Teoria e Prática;
Ø    Keisatsu –ho – Técnica de deslizamento (superficial);
Ø    Junetsu –ho – Técnica de rotação;
Ø    Kyusatsu-ho - Técnica de deslizamento profundo;
Ø    Kenbiki –ho –Técnica de tração;
Ø    Shinsen-ho- Técnica de Vibração (profunda e superficial);
Ø    Ap pako-ho- Técnica de Pressão;
Ø    A termoterapia;
Ø    Benefícios e indicações;
Ø    Indicações e contra - indicações das Pedras Quentes;
Ø    Principais Grupos musculares, meridianos e pontos trabalhados na Massagem com Pedras Quentes;
Ø    Cuidado e preservação das mãos;
Ø    Assepsia, manutenção, cuidado e manipulação do kit de Pedras;
Ø    Demonstração e Prática dos 55 movimentos da massagem; Japonesa com Pedras Quentes.


REFLEXOLOGIA JAPONESA NOS PÉS






Reflexologia podal japonesa ou Zoku Shin Do como ficou conhecido este estilo de reflexoterapia aplicada nos pés. Pertence a mais antiga tradição de massagem nos pés e reflexologia do Oriente. "Soku" significa pé ou perna. "Shin" significa coração, o centro, o núcleo, a parte mais importante de qualquer coisa. “Do” significa caminho e indica uma disciplina completa. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em áreas reflexas do corpo localizadas nos pés, cada área está relacionada com um órgão, glândula ou estrutura do corpo; que quando estimuladas produzem efeito positivo em todo organismo.
 Conhecida na Índia e na China há mais de 5000 anos. Este método de Massagem Japonesa nos pés foi sistematizada pelo mestre japonês Shogo Monchizuki, que utiliza de elaborados movimentos da massagem Tradicional Japonesa Anma, para estimular as áreas reflexas, meridianos e pontos localizados nos pés. Suas manobras são profundas, sofisticadas e relaxantes e possuem movimentos de vibração, percussão, deslizamento e estímulos em pontos específicos para tratamento de alguns desequilíbrios e patologias.
Este estilo de terapia ao longo de séculos e até os dias atuais vem produzindo inúmeros benefícios no corpo e na mente, auxiliando no tratamento de dores e fadiga no corpo, insônia, ansiedade, depressão, desequilíbrios nos órgão internos, tensão e estress. 

Ø    Duração: 2 módulos
Ø    1º módulo: 19 e 20 de Março(2016)
Ø    2º módulo: 09 e 10 de Abril(2016)
Ø    Carga horária total dos módulos: 32h
Ø    Professor: Valério Lima


Programa do Curso

Ø  Aulas práticas, teóricas e vivenciais;
 Ø Escalda pés com ervas medicinais, aromaterapia.
 ØPrincipais meridianos e pontos de acupuntura estimulados nos pés;
 Ø Localização e apresentação das áreas reflexas nos pés;
  ØTécnica com 60 movimentos de Anma nos pés (com e sem lubrificação);
  ØTécnica de estímulo com bastão de madeira em pontos e meridianos.
  ØTécnicas Utilizadas na Reflexologia Japonesa:
• Rotoção(Ju netsu-Ho)
•Deslizamento superficial(Keisatsu –ho)
•Percussão (Ko Da –ho)
•Deslizamento profundo(Kyusatsu-ho)
•Vibração(Shin sem-ho)
•Alongamento(Undo-ho)
•Pressão em pontos e áreas reflexas (Ap Pako-ho)


 SHIATSU TRADICIONAL JAPONÊS



Considerado uma das principais técnicas da medicina tradicional oriental, o Shiatsu surgiu no Japão a partir da junção da medicina Tradicional chinesa com os principais métodos de terapia manual desenvolvidos no Japão, como: Do- in, massagem Anma, Seitai, Te-a-te e Kwatsu.
Sua atuação define bem a tradução literal da técnica: Shi = dedos e atsu = pressão.
 É através da pressão dos dedos realizada nos pontos e meridianos do corpo que o shiatsuterapeuta promove um reequilíbrio energético, físico e mental.
Graças aos inúmeros benefícios realizados por esta técnica, ela é hoje uma das mais conhecidas e praticadas não só no Japão mais em todo mundo.

Duração: 3 módulos
§     1º módulo: 16 e 17 de Abril (2016)
§     2º módulo: 21 e 22 de Maio(2016)
§     3º módulo: 18 e 19 de Junho(2016)
§     Carga horária total dos módulos: 50h
Professor: Valério Lima

Programa do Curso Shiatsu

Ø    Aulas Práticas, teóricas e vivenciais;
Ø    História e origens do Shiatsu Tradicional Japonês;
Ø    Introdução a medicina Tradicional Chinesa ;
Ø    Princípios Yin e Yang;
Ø    Teoria dos cinco elementos;
Ø    Ciclo Ko e Ciclo Shen;
Ø    Teoria Jitsu e Kyo dos pontos e meridianos;
Ø    Os quatro tipos de desequilíbrios (Kambotsu, Koketsu, atsu e kincho);
Ø    Fisiologia energética dos meridianos e pontos da acupuntura e do Shiatsu;
Ø    O conceito de Wa(harmonia) e sua aplicação no tratamento;
Ø    Kata Kori ( a tensão reflexa do músculo do trapézio )
Ø    Yuketsu: pontos de assentimento;
Ø    Boketsu: pontos de alarme;
Ø    Estudo do sistema Zang Fu (órgãos e vísceras);
Ø    Métodos de diagnose no Shiatsu;
Ø    Bo shin – Inspeção geral;
Ø    Bu Shin – Voz e olfato;
Ø    Mon shin – Perguntas;

Ø    Se shin – Percepção pelo tato;
Ø    Hai shin – Pontos de assentimento;
Ø    Se kei – Meridianos;
Ø    Se  sho -  Língua;
Ø    Myaku shin – Análise do pulso;
Ø    Práticas de respiração (Chi Kung);
Ø    Meditação zazen;
Ø    Técnica de Shiatsu no solo e na maca.

  REIKI TRADICIONAL JAPONÊS



Técnica de harmonização do corpo e da mente, através do toque das mãos em áreas e pontos do corpo, desbloqueando as regiões tensas e favorecendo a eliminação das toxinas retidas no organismo.
§     Duração: 2 módulos
§     1º módulo: 09 e 10 de Julho- (Nível I)-2016
§     2º módulo: 20 e 21 de Agosto- Okuden (Nível II)- 2016
§     Carga horária total dos módulos: 32h
§     Professor: Valério Lima

Programa do Curso de Reiki
Ø    História do Reiki;
Ø    Princípios do Reiki (Gokkai);
Ø    Técnicas de auto aplicação e aplicação do Reiki (Chiryo);
Ø    Meditação Gassho;
Ø    Exercícios de respiração (Joshin Kokyuu - ho);
Ø    Desenvolvimento da percepção e sensibilidade das mãos (Byosen);
Ø    Byosen Reikan –Escaneamento das áreas intoxicadas do corpo;
Ø    Técnica de limpeza energética (Kenyuku);
Ø    Sopro Curativo (Koki - ho);
Ø    Exercícios energéticos (Hatsurei –ho);
Ø    Reiki através dos olhos (Gyoshin - ho);
Ø    Tratamento de hábitos indesejáveis (Sei heki Chiryo);
Ø    Purificação e limpeza energética de objetos (Jaki kiri joka-ho);
Ø    Tratamento à distância (Enkako chiryo);
Ø    Desenvolvimento da Intuição (reiji - ho);
Ø    Tratamento da metade do corpo (Hanshin Chiryo).


 PROFESSOR


Valério Lima é professor e terapeuta a mais de 14 anos, Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Sócio - proprietário e diretor do Satory Terapias e Cursos Goiânia-GO.
Pós Graduado em Acupuntura Tradicional Chinesa pela ABA (associação Brasileira de Acupuntura).
Diretor e professor do 1º curso de pós - graduação em Acupuntura Japonesa do Brasil.
Especialista nas técnicas da Acupuntura Japonesa e Moxaterapia Okyu do estilo Fukaya e Sawada, formado pelo Sensei Antônio Augusto Cunha.
Formação nas técnicas de agulhamento da acupuntura japonesa com o sensei Atsuki Maeda(EUA),
Membro certificado pela associação Hari do Brasil, formado no sistema Hari de Acupuntura Japonesa pelo Mestre Koei Kuwahara.
Formação nas técnicas de Kan-Shin-Ho de agulhamento indolor do estilo de Wachi Sugiyama, Formado pelo sensei Oshihiro Odo.
Mestre e terapeuta em Reiki com formações nos métodos tradicionais Japoneses com o Daí Shihan Frank A.Petter.
Credenciado como Shihan Kaku(professor assistente), pelo JIKIDEN REIKI KENKYUKAI, Instituto Jikiden de Reiki, com sede em Kyoto, Japão.
Reiki Master do Método Usui de Cura Natural pela linhagem da Sra. Hawayo Takata.
Praticante de New Seitai, formado pelo Sensei Hideshi Goto.
Professor e Shiatsuterapeuta no método de Shiatsu Kangendô do Monge Tokuda Igarashi.
Formação nas diversas técnicas japonesas da Escola Shogo Mochizuki, com sede no Colorado - USA, Massagem tradicional Japonesa Anma, Reflexologia Japonesa nos Pés, Massagem Japonesa com Pedras quentes e Quick Massagem Japonesa.
Professor e Diretor do Curso de Acupuntura Japonesa e massoterapia Japonesa do Satory Terapias e Cursos.
Praticante de Aikido a 10 anos e sensei  certificado com o grau de Shodan no Hakkoryu Jutsu e Koho Shiatsu Igaku do Japão.
Terapeuta em Medicina Ayurvédica pela ABRA (Associação Brasileira de Ayurveda) e pelo Instituto Naradeva de São Paulo - SP.
Curso avançado em Terapeuta Ayurvédico pelo Suddha Dharma Mandalam e estágio de Pancha karma no Suddha Sabha e clínica Kalaysa, em Araguari – MG.
Treinamento na Índia no método Ayurvédico de massagens de Kerala “Chavutti Thirummal” – Kerala Ayurvedic Health Care , New Dheli – Índia.



http://www.hakkoryujujutsucentrobrasil.blogspot.com.br/



             



Maiores informações entre em contato pelo email: satoriterapias@gmail.com 
fones:(62) 36242568 /85151979


3 comentários:

  1. Sou o Cicero!
    Gostaria de saber quando inicia o proximo curso de massagem Massagem pra dores nas costas,Massorapia.
    (11)9977-32959 - Cícero

    ResponderExcluir