quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ayurveda

Os 5 Elementos na medicina Ayurvédica



Segunda a visão da filosofia samkhya tudo que existe no universo é composto pelos cinco elementos.
Éter(akash) é a substância que envolve o espaço e os demais astros, assim como o planeta terra.
No corpo humano todos os espaços existentes nele, representam o elemento éter; como:
Os espaços na boca, nariz, trato gastrintestinal, trato  respiratório, abdômen, tórax, capilares,tecidos e células.
Ar (vayu) O espaço em movimento é denominado ar ou vento. Este elemento rege grande parte das alterações climáticas no planeta e em sua atmosfera, bem como as massas de ar  quente e frias, as chuvas e as mares.
No corpo humano este elemento coordena os movimentos dos músculos, as pulsações do coração, a expansão e contração dos pulmões e os movimentos peristálticos do estômago e dos intestinos. Assim como os movimentos sensoriais e motores e rege o sistema nervoso central.
Água(Ap) Este elemento compõe praticamente quase tudo que existe no universo e é mais que necessário para que a vida possa  se manifestar.Podemos percebê-lo nas mais  varias formas presentes na matéria como;no gelo das geleiras, na água das chuvas, nos oceanos e rios e como principalmente componente vital do corpo humano.
A água se manifesta através da sua fluidez e flexibilidade.
E está presente no corpo nas secreções dos sucos digestivos e glândulas salivares, nas membranas das mucosas, no plasma, citoplasma e linfa.
Terra (Prithvi) A terra é a representação solida e condensada de todos os elementos.A vida é possível nesse plano porque a terra adere a todas substâncias vivas e inanimadas rente a sua sólida superfície.No corpo podemos perceber este elemento através das estruturas sólida como os ossos, tendões, músculos, unhas, cartilagem, pele e cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário