quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Historia do Reiki - Pelo Sensei Valério Lima


A História do Reiki



MIKAO USUI


Mikao Usui era, entre outros aspectos, um monge budista. Nasceu em 15 de Agosto de 1865 na aldeia de Yago, situada no distrito de Yamagata na região de Gifu, sul do Japão. Era casado com Sadako Suzuki e tinha dois filhos. Morreu em 9 de Março de 1926 vítima de um derrame, depois de ter se recuperado de dois anteriores, sofridos dois anos antes. Está enterrado no templo Saihoji, um templo budista na região de Tóquio. Conforme está escrito em seu memorial, o sensei Usui era uma pessoa muito calorosa, simples e humilde. Era fisicamente saudável, nunca se vangloriava e sempre trazia um sorriso nos lábios. Era muito corajoso, mas cauteloso.
Pelo que consta, o sensei detinha um vasto conhecimento em várias áreas como: história, religião, ciência médica, psicologia e desenvolvimento espiritual. O Dr. Usui obteve grande parte dos seus conhecimentos através das viagens feitas por todo Japão, China e Europa.
Devido à sua boa formação e clareza metal Usui trabalhou como secretário de Shinpei Goto, então responsável pelo departamento de saúde e bem-estar e mais tarde presidente da Câmara de Kioto. Ocupando este cargo, Usui conheceu muitas pessoas influentes de todo Japão, e depois de algum tempo montou um negócio próprio, obtendo bastante sucesso.
Em 1914, o negócio de Usui começou a correr mal, levando-o a passar por algo que conhecemos hoje como crise existencial e decidiu virar monge. Depois de alguns anos de prática, Usui teria empreendido um retiro no monte Kurama em busca da iluminação.



Retiro de Usui 

Segundo informações de Frank Arjava Petter, Usui teria feito um treinamento de três anos num mosteiro zen, antes de imprimir sua jornada de retiro no Monte Kurama. O que se sabe é que o sensei Usui almejava a iluminação e uma das formas de se alcançá-la é experimentando a morte. Encorajado pelo abade do mosteiro zen, Mikao Usui foi em busca da morte no Monte Kurama e encontrou a iluminação.

Esta morte deve ser entendida não como uma morte completa do corpo e da mente, mas sim na perspectiva de um renascimento, da morte do eu individual, isolado e separado do universo e de sua força cósmica. Esta morte é semelhante à morte do Xamã. Em grande parte das tradições indígenas do mundo, para que um dos indivíduos da tribo torne-se um Xamã (curandeiro), faz-se necessário que ele passe por um processo de mortificação para renascer como um novo ser dotado de capacidades de cura. Em algumas tribos como as da América do Norte, os xamãs passam por um processo de asceticismo como: jejum, isolamento e oração, outros necessitam chegar à beira da morte para se tornarem xamãs.

Pelo que consta em uma entrevista do próprio Usui extraída do livro “O legado do Dr. Usui” de Frank Arjava Petter, o sensei  Usui teria passado por uma experiência mística que o teria levado a percepção da Energia Reiki. Vejamos um pequeno trecho da entrevista:

Enquanto jejuava, entrei em contato com uma energia intensa e, de um modo misterioso, fui inspirado (recebi a energia Reiki). Tornou-se claro para mim que eu recebera a arte espiritual da cura...”.
Mikao Usui teria ficado inconsciente durante algum tempo. Depois de voltar à consciência plena, percebeu que algo diferente havia acontecido com ele e que suas capacidades de cura também haviam se ampliado de forma intensa. Mikao foi inspirado a criar e constituir um sistema de desenvolvimento pessoal voltado para a cura e visando a iluminação daqueles que o praticassem. Para que isso se tornasse possível ele criou a Gakkai, sociedade do reiki fundada por ele, com o intuito de que este conjunto de práticas e ensinamentos fossem vivenciados de forma prática em grupo.

Usui Reiki Ryoho Gakkai
(Sociedade do método de cura Usui Reiki)



A ascensão do Reiki no Japão aconteceu no período de 1922 com a criação da Gakkai, durando até o período da morte de Usui em 1926. Em 1923 o Reiki e o sensei Usui ficaram muito conhecidos no Japão. Por ironia do destino a sua fama veio junto com um grande desastre, gerado por um devastador terremoto chamado de kanto. Neste período o sensei Usui tratou de inúmeras pessoas atingidas pelo terremoto. O que se diz é que devido à sua grande dedicação e cuidado com os feridos ele ganhou honras do governo japonês. Neste mesmo período foram disseminados e criados muitos grupos de cura no Japão.
Estes grupos geraram muita desconfiança no governo japonês. Para que não fossem perseguidos, a maioria deles incorporou bases religiosas, transformando-se em seitas. Mikao Usui não quis aderir a este processo que aconteceu com a maioria dos grupos de cura no Japão. Pelo que parece, ele não queria que o Reiki e a Gakkai tivessem conotação religiosa.
Mas a Gakkai não aderiu a esse processo devido à existência, dentro dessa sociedade, de muitos membros do alto escalão das forças armadas, como a Marinha, assim como pessoas importantes e influentes na sociedade japonesa.

Período da guerra (1939-1945)

Neste período o Reiki deu uma certa decaída, principalmente no período pós-guerra. Os vencedores (EUA) impuseram novas regras e leis ao governo japonês. Uma delas foi a proibição dos métodos terapêuticos orientais e instituíram a medicina alopática ocidental. Este advento fortaleceu ainda mais o processo de isolamento do Reiki, ficando sua prática restrita a sociedade Gakkai.
Devido a esse processo de legislação no Japão e também com o objetivo de preservar os ensinamentos de Usui, talvez por medo que eles fossem deturpados, a Gakkai tornou-se uma sociedade secreta, ou seja, poucas pessoas têm acesso às suas práticas e conhecimento. Mesmo na época de Usui o número de membros não era tão grande, segundo o mestre alemão de Reiki, Frank Arjava Petter, que viveu e pesquisou sobre o Reiki no Japão.
Conforme suas pesquisas, apenas 20 pessoas chegaram ao grau mais alto na hierarquia da sociedade de Usui, na época em que o sensei ainda era vivo, ou seja, apenas 20 pessoas chegaram ao grau de Shihan (professor). Para alcançar este grau o aluno percorria anos de prática, assim como se faz nas artes marciais japonesas do aikidô, karatê, judô, como a passagem de uma faixa para outra nas artes marciais. Esta passagem se dava não por um processo de iniciação ou sintonização como conhecemos no ocidente e sim pelo reconhecimento do sensei com relação ao aprendizado do aluno.
Atualmente a Gakkai permanece um tanto quanto hermética, apesar de hoje em dia ter aproximadamente 500 membros. Membros estes classificados em dois tipos:
Membro Certificado: aqueles que participam diretamente das decisões e das atividades da Gakkai.
Amigos da Gakkai: aqueles que normalmente são convidados por um membro certificado para participar das reuniões, praticar e receber o Reiju (sintonização) e transmissão de energia.




 Texto extraído da Apostila de Reiki Tradicional Japonês do Sensei  Valério Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário