A Vida de Shivagakomarpaj foi extraída de
documentos budista, escritos em Pali, Sânscrito, Tibetano e Chinês. Na época de
Buda, entre os médicos seculares, o mais renomado era Shivagakomarpaj que é
descrito como aquele que provinha cuidado médico gratuito ao Buda e aos monges
e doou sua plantação de manga a Rajagaha para ser usado como uma comunidade
monástica, cujo nome foi dado de Shivagorama, em sua homenagem. A fama de
Shivago como um curandeiro era extensamente conhecida e contos sobre sua vida
podem ser achados em feitos médicos em quase todas versões das escrituras
budista.
Nascimento
e infância
A versão em Pali começa com Salavati, cortesã
de Rajagaha, dando à luz um filho deu o pequeno bebê a uma escrava que o
colocou em uma cesta e lançou - o em um montão de Iixo. Na versão em
sânscrito-tibetano, uma esposa promíscua de um comerciante de Rajagaha deu à
luz a um filho do Rei Bimbisara, colocou a criança um cesto, e ordenou que as
criadas levassem o cesto ao portão do palácio do rei. Na narrativa chinesa, uma
virgem divina chamada Arampali que foi criada por um brâmane, deu à luz um
filho do Rei Bimbisara. O menino nasceu com uma bolsa de agulhas de acupuntura
na mão dele e então foi predestinado a se tornar Doutor e um médico real. A mãe
dele o embrulhou em roupas brancas e ordenou que um escravo o levasse ao rei.
Na versão Pali, o menino é determinado o nome Jivaka (em Thai, Shivaga) porque
ele estava vivo (de jiv de raiz, viver), e porque um príncipe o quis que ele é chamado
Kumarabhacca (em Thai, komarpaj) (nutriu por um príncipe).
O início da Medicina na Índia
No início, a Medicina na Índia era parte de um movimento
religioso de base ascética, uma porção do qual se tornou conhecido como
Budismo.
A Medicina evoluiu com o Sangha e o
monastério do Budismo, foi codificado como parte das escrituras budista, deu
origem aos monge-curandeiros e portanto a base para desenvolvimento subseqüente
das universidades monásticas budistas.
O sistema tradicional de
medicina ayurvédica deve muito a sua sistematização inicial, preservação, e
propagação aos budistas ascéticos e a instituição monástica.
Preservação
do Budismo na Tailândia
O Budismo começou a se
espalhar para outras partes da Ásia, a instituição médica e as práticas do monastério
foram juntas como partes integrais do sistema religioso.
Quando o Budismo chegou à Tailândia no 3° ou
2° século BC, foram construídos templos com dispensários adjacentes e escolas
médicas. Foram ensinadas massagem e outras artes curativas que eram aplicadas
nos monastérios e no seio das famílias.
Para as famílias o
ensinamento foi principalmente uma tradição oral (como a maioria das pessoas
não podia ler), passou de professor para estudante.
O propósito de escrever
tudo, como feito pelo Sangha, era preservar a tradição médica pelo maior espaço
de tempo possível e disponibilizar para o maior número de pessoas e as gerações
futuras.
É facilmente compreensível que os monges
compassivos e freiras, integrariam qualquer sistema médico benéfico trazido da Índia.
Também é fácil de entender a influência da
China e outros paises circunvizinhos pode ter feito um papel significante
enriquecendo o sistema médico existente.
Quando a pessoa estava
doente ou indisposto nenhum método útil deveria ser desconsiderado. Se isto
verdadeiramente ajudasse, era bom.
Sobre onde e quando a Nuad
Phaem Boran - Antiga Massagem Tailandesa originou precisamente, é difícil
averiguar sem dúvida.
Muito tempo passou e muitas
evidências históricas desapareceram, por exemplo, na hora da destrutiva invasão
Muçulmana no Norte da Índia e também na hora da invasão Birmanesa da capital de
Ayutthaya em 1767. Só fragmento dos preciosos textos médicos existentes
sobreviveu à invasão Birmanesa e destruição, por exemplo, o que o amável Rei
Rama III em 1832 usou como uma base para os epígrafes famosos o Phra Chetuphon
(Wat Pho) em Bangkok.
Shivagakomarpaj Pai da
Medicina Budista
Em relação ao seu interesse na Medicina e na
educação médica, na versão Pali, Shivago, quando ele chegou a idade à qual ele
tem que buscar o próprio sustento dele, decidiu a aprender a arte médica.
Ouvindo falar de um médico muito famoso em Taxila, ele viajou para aquela
cidade, famosa pela reputação para aprender com o eminente Dr.Atreya. Depois de
sete anos de estudo médico, ele prestou um exame prático que testou o
conhecimento dele de ervas médicas, passando com um sucesso extraordinário.
Assim Shivago aprofundou
ainda mais o conhecimento da medicina que chegou até aconselhar Dr. Atreya em
procedimentos terapêuticos.
Ganhando cada vez mais respeito e agradando
profundamente seu mestre com sua capacidade de aprendizado, Dr. Atreya
comunicou a ele a técnica especial de abrir o crânio. Shivago. Eventualmente
ele deixava a companhia de Dr. Atreya e viajava para a cidade de Bhadrankata em
Vidarbha para estudar um antigo Iivro chamado" Os Sons de Todos os
Seres" (provavelmente um livro de estudos relacionado com a prática de
dharanis e mantras).
Durante uma das viagens, ele comprou uma
carga de madeira de um homem magro e fraco e descobriu na pilha uma pedra
preciosa chamada “o remédio calmante de todo os seres” (O Bodhisattvas da
Cura). Esta pedra preciosa, quando colocava diante de um paciente, iluminava o
seu interior como uma luz de abajur numa casa escura, revelando a natureza de
todas as doenças.
Na versão chinesa Shivago renunciou todas as
reivindicações ao trono a que tinha direito e decidiu estudar Medicina. Ele
achou que a educação que ele havia adquirido dos médicos locais era inadequada
e mostrou as deficiências deles no conhecimento apresentado nos livros de
estudos de plantas, receitas médicas, acupuntura, e conhecimento de pulso que
ele tinha dominado profundamente.
Ele os instruiu então nos princípios
essenciais de medicina e ganhou o respeito de todos. Ouvindo falar de um médico
famoso, Dr. Atreya que vivia em Taxila ele viajou para a cidade para aprender
medicina com o importante mestre. Ao estudar medicina durante sete anos, ele
prestou o exame prático em ervas médicas e passou com grande sucesso.
Quando Shivago partiu, o mestre dele lhe
falou que, embora ele fosse o primeiro entre os médicos da Índia, depois da
morte dele, Shivago se tornaria o sucessor dele.
Numa das viagens, Shivago encontrou um menino
que levava lenha e notou que ele poderia ver dentro do corpo do menino.
Percebendo imediatamente que a carga de madeira deveria conter um pedaço da
árvore do Rei da Cura, que de acordo com as antigas escrituras de Mahayana era
um Bodhisattva de cura, ele comprou então a madeira. Descobriu um ramo da
árvore auspiciosa, e passou a usá-la para diagnosticar doenças no curso da sua
famosa prática médica.
Shivagakamarpaj e a Antiga
Massagem
Shivago é considerado como o Pai da Medicina
Budista, uma verdadeira fonte imensurável de conhecimento sobre os poderes
curativos das plantas, dos minerais, massagem e assim sucessivamente. Seus
ensinamentos vieram para a Tailândia ao mesmo tempo em que o Budismo.
Definitivamente uma figura central no sistema médico budista, ele é considerado
legitimamente como a aspiração de todos os praticantes de Massagem Antiga.
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