quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O SIGNIFICADO DO KANJI DA PALAVRA REIKI



 O Significado do Kanji do Reiki

   
REI: o caractere para rei traz a idéia da  água da chuva que está prestes a cair sobre a terra, como água abençoada pelo energia do céu, que desce a terra para germinar as plantas.O caractere (hito), significa ser humano, e (kô) H inclinado que o envolve traz o significado de Trabalho(agrícola), associados resultam no caractere para xamã( jap. Miko ). Quando juntos, significa que as pessoas que trabalham na terra precisam da água para que as plantas germinem e se desenvolvam. Na Ásia necessita- se de uma vasta quantidade de água para que o arroz seja cultivado. Além do Trabalho precisa se orar para que a água cai do céu em forma de chuva.
O Xamã é o responsável pela oração para que a chuva precipite do céu. O Xamã é o mediador entre a energia do céu e da terra .
Por meio do trabalho do xamã, que estabelece a comunicação entre o céu e terra, as coisas na terra como arroz – podem ser inspiradas. O caractere chinês Ling  é a representação mais antiga de um xamã realizando seu trabalho. 

                 Ame: Chuva abençoada, cinzas dos Vulcões

                Utsuwa:  Boca(Kuchi)conversação, comunicação,oração, recipiente referencia ao corpo Humano, o recipiente da alma
                Miko: Mulher Xamã, médium, conexão entre o céu e a terra


                Tamashi:  Alma, mente espiritual







Ki 

                 Kigame e Yuge: vapor e éter





                 Kome:Arroz



Ki traz a idéia da energia vital produzida através do cozimento do arroz( jap. Kome )  através do vapor .Sendo este a principal fonte de energia nutritiva na Ásia.A imagem de Kome também lembra a forma das raízes do arroz. Também representa a palavra 88, referindo-se aos 88 dias do plantio ate estar pronto para comer.
Um grão de arroz é a semente de uma planta, mas não a planta em si. O grão de arroz se torna uma planta quando as energias da  terra e do céu se unem. Essa união acontece através da chuva que traz a energia do céu de encontro com a da terra. Assim o grão de arroz se torna uma planta por meio deste ato de criação, trazendo energia vital ki consigo. E neste momento em que o grão de arroz aparece debaixo do Ki .
Os xamãs rezam pedindo chuva para que os campos recebam a água que precisam. Por meio da oração, da chuva e do trabalho do agricultor, as energias divinas do alto e do baixo (céu e terra) combinam-se. Processa-se então o ato da criação pelo qual a centelha da vida é insuflada no grão de arroz. Desse modo uma nova vida surge.
Por isso que uma das traduções para a palavra reiki é:
Energia maravilhosa que gera a vida. O reiki traz uma nova vida repleta de vitalidade, vivacidade e harmonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário