domingo, 7 de abril de 2013

A INFLUÊNCIA DAS ARTES MARCIAIS NAS ARTES DE CURA DO ORIENTE - PARTE I



Desde a antiguidade que o conhecimento das artes marciais foram transmitidos ininterruptamente na ásia principalmente de forma secreta e direta de mestre para discípulo. Ou seja, somente aqueles pertencentes à família ou ao clã no qual tal arte se desenvolveu.
 Paralelamente ao desenvolvimento das artes marciais, sobre tudo as de mãos desarmadas, surgiram e se aprimoraram as técnicas de cura, no entanto, ainda pouco se sabe sobre relação intrínseca entre os métodos de ataque e defesa pessoal surgidos no oriente e sua estreita relação com as artes de cura desenvolvidas a partir da Índia e até o Japão.



Os estudos apontam para Índia como sendo o berço de onde brotou todo este conhecimento. Temos no Kalaripayattu um antigo estilo de arte marcial Hindu, oriundo do estado do Kerala, no sul da Índia a raiz em comum tanto das artes marciais, quanto das artes de cura que surgiram na Índia juntamente com o Ayurveda. Considerada a arte de luta mais antiga do mundo e precursora de todas as artes marciais desenvolvidas na Ásia, o Kalari desenvolveu o conhecimento do uso dos pontos energéticos denominados marmas, estes também estritamente ligados a teoria yogui dos chakras e nadis por onde circulam os fluidos vitais do Prana.


O conhecimento bem como o uso dos pontos já eram utilizados dentro da cultura védica do Kalaripayattu, com o objetivo de promover a cura, seja através da acupressão das massagens, principalmente a realizada pela Chavutti Thiumal, estilo de massagem  praticada pelos guerreiros da arte marcial Kalari que utilizam os pés para estimular os marmas no corpo fadigado dos praticante após os intensos treinos. Bem como a aplicação de ervas, óleos medicados, emplastos e pastas a base de ervas que são aplicados diretamente nestes pontos. Este conhecimento ficou conhecido como marmaterapia ou varmaterapia que vem da palavra sânscrita Varma que trazia a idéia de uma armadura que protege os marmas, considerados pontos vitais, áreas sensíveis aos ataques externos durante as lutas nos campos de batalha.

 


Este mesmo conhecimento a partir do século VI D.C. cruzou o oceano e passou a ser transmitido na China, através do sábio budista Bodhidharma, originário da famosa cidade ao sul da Índia chamada Kanchipuram respeitado centro de aprendizado das disciplinas ióguicas e da medicina ayurvedica.O Sul da India, mais precisamente a Região de Kerala, fico conhecida como um dos lugares onde floresceu a medicina Ayurvédica.Esta que por sua vez foi disseminada na Índia e em toda Ásia a partir do Budismo, e do Imperador Indiano Ashoka que em 260 a.C. abraçou a filosofia budista ao seu governo e ao sistema de medicina do Ayurveda. Integrando em Nalanda esta que é considerada a primeira universidade da Asia, a filosofia budista e a medicina milenar ayurvédica.
Bodhidharma sempre possui um papel fundamental no desenvolvimento das artes marciais e nas artes meditativas.



Ao viajar a china e após passar algum tempo na corte imperial em Namquim e meditar durante anos em frente a uma parede da montanha shungshan.Ele atingiu o Satori e resolveu disseminar tanto as técnicas marciais do Kalaripayattu, quanto arte meditativa de Samatha  no mosteiro de Shaolin. As praticas meditativas singulares lá ensinadas por ele são consideradas a origem da escola Chan, que no Japão ficou conhecida por Zen e o Kung Fu que associou-se com as artes taoístas do qi gong, o movimento dos cinco animais e o kalaripayattu hindu, originado o que conhecemos por Kung Fu Shaolin.


Por Valério Lima

2 comentários: