segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Shivagakomarpaj - O Pai da Medicina Búdica no Oriente



A Vida de Shivagakomarpaj foi extraída de documentos budista, escritos em Pali, Sânscrito, Tibetano e Chinês. Na época de Buda, entre os médicos seculares, o mais renomado era Shivagakomarpaj que é descrito como aquele que provinha cuidado médico gratuito ao Buda e aos monges e doou sua plantação de manga a Rajagaha para ser usado como uma comunidade monástica, cujo nome foi dado de Shivagorama, em sua homenagem. A fama de Shivago como um curandeiro era extensamente conhecida e contos sobre sua vida podem ser achados em feitos médicos em quase todas versões das escrituras budista.

Nascimento e infância

A versão em Pali começa com Salavati, cortesã de Rajagaha, dando à luz um filho deu o pequeno bebê a uma escrava que o colocou em uma cesta e lançou - o em um montão de Iixo. Na versão em sânscrito-tibetano, uma esposa promíscua de um comerciante de Rajagaha deu à luz a um filho do Rei Bimbisara, colocou a criança um cesto, e ordenou que as criadas levassem o cesto ao portão do palácio do rei. Na narrativa chinesa, uma virgem divina chamada Arampali que foi criada por um brâmane, deu à luz um filho do Rei Bimbisara. O menino nasceu com uma bolsa de agulhas de acupuntura na mão dele e então foi predestinado a se tornar Doutor e um médico real. A mãe dele o embrulhou em roupas brancas e ordenou que um escravo o levasse ao rei. Na versão Pali, o menino é determinado o nome Jivaka (em Thai, Shivaga) porque ele estava vivo (de jiv de raiz, viver), e porque um príncipe o quis que ele é chamado Kumarabhacca (em Thai, komarpaj) (nutriu por um príncipe).

O início da Medicina na Índia



       No início, a Medicina na Índia era parte de um movimento religioso de base ascética, uma porção do qual se tornou conhecido como Budismo.
A Medicina evoluiu com o Sangha e o monastério do Budismo, foi codificado como parte das escrituras budista, deu origem aos monge-curandeiros e portanto a base para desenvolvimento subseqüente das universidades monásticas budistas.
O sistema tradicional de medicina ayurvédica deve muito a sua sistematização inicial, preservação, e propagação aos budistas ascéticos e a instituição monástica.

Preservação do Budismo na Tailândia



O Budismo começou a se espalhar para outras partes da Ásia, a instituição médica e as práticas do monastério foram juntas como partes integrais do sistema religioso.
Quando o Budismo chegou à Tailândia no 3° ou 2° século BC, foram construídos templos com dispensários adjacentes e escolas médicas. Foram ensinadas massagem e outras artes curativas que eram aplicadas nos monastérios e no seio das famílias.
Para as famílias o ensinamento foi principalmente uma tradição oral (como a maioria das pessoas não podia ler), passou de professor para estudante.
O propósito de escrever tudo, como feito pelo Sangha, era preservar a tradição médica pelo maior espaço de tempo possível e disponibilizar para o maior número de pessoas e as gerações futuras.
É facilmente compreensível que os monges compassivos e freiras, integrariam qualquer sistema médico benéfico trazido da Índia.
Também é fácil de entender a influência da China e outros paises circunvizinhos pode ter feito um papel significante enriquecendo o sistema médico existente.
Quando a pessoa estava doente ou indisposto nenhum método útil deveria ser desconsiderado. Se isto verdadeiramente ajudasse, era bom.
Sobre onde e quando a Nuad Phaem Boran - Antiga Massagem Tailandesa originou precisamente, é difícil averiguar sem dúvida.
Muito tempo passou e muitas evidências históricas desapareceram, por exemplo, na hora da destrutiva invasão Muçulmana no Norte da Índia e também na hora da invasão Birmanesa da capital de Ayutthaya em 1767. Só fragmento dos preciosos textos médicos existentes sobreviveu à invasão Birmanesa e destruição, por exemplo, o que o amável Rei Rama III em 1832 usou como uma base para os epígrafes famosos o Phra Chetuphon (Wat Pho) em Bangkok.

Shivagakomarpaj Pai da Medicina Budista

Em relação ao seu interesse na Medicina e na educação médica, na versão Pali, Shivago, quando ele chegou a idade à qual ele tem que buscar o próprio sustento dele, decidiu a aprender a arte médica. Ouvindo falar de um médico muito famoso em Taxila, ele viajou para aquela cidade, famosa pela reputação para aprender com o eminente Dr.Atreya. Depois de sete anos de estudo médico, ele prestou um exame prático que testou o conhecimento dele de ervas médicas, passando com um sucesso extraordinário.
Assim Shivago aprofundou ainda mais o conhecimento da medicina que chegou até aconselhar Dr. Atreya em procedimentos terapêuticos.
Ganhando cada vez mais respeito e agradando profundamente seu mestre com sua capacidade de aprendizado, Dr. Atreya comunicou a ele a técnica especial de abrir o crânio. Shivago. Eventualmente ele deixava a companhia de Dr. Atreya e viajava para a cidade de Bhadrankata em Vidarbha para estudar um antigo Iivro chamado" Os Sons de Todos os Seres" (provavelmente um livro de estudos relacionado com a prática de dharanis e mantras).
Durante uma das viagens, ele comprou uma carga de madeira de um homem magro e fraco e descobriu na pilha uma pedra preciosa chamada “o remédio calmante de todo os seres” (O Bodhisattvas da Cura). Esta pedra preciosa, quando colocava diante de um paciente, iluminava o seu interior como uma luz de abajur numa casa escura, revelando a natureza de todas as doenças.
Na versão chinesa Shivago renunciou todas as reivindicações ao trono a que tinha direito e decidiu estudar Medicina. Ele achou que a educação que ele havia adquirido dos médicos locais era inadequada e mostrou as deficiências deles no conhecimento apresentado nos livros de estudos de plantas, receitas médicas, acupuntura, e conhecimento de pulso que ele tinha dominado profundamente.
Ele os instruiu então nos princípios essenciais de medicina e ganhou o respeito de todos. Ouvindo falar de um médico famoso, Dr. Atreya que vivia em Taxila ele viajou para a cidade para aprender medicina com o importante mestre. Ao estudar medicina durante sete anos, ele prestou o exame prático em ervas médicas e passou com grande sucesso.
Quando Shivago partiu, o mestre dele lhe falou que, embora ele fosse o primeiro entre os médicos da Índia, depois da morte dele, Shivago se tornaria o sucessor dele.


Numa das viagens, Shivago encontrou um menino que levava lenha e notou que ele poderia ver dentro do corpo do menino. Percebendo imediatamente que a carga de madeira deveria conter um pedaço da árvore do Rei da Cura, que de acordo com as antigas escrituras de Mahayana era um Bodhisattva de cura, ele comprou então a madeira. Descobriu um ramo da árvore auspiciosa, e passou a usá-la para diagnosticar doenças no curso da sua famosa prática médica.

Shivagakamarpaj e a Antiga Massagem



Shivago é considerado como o Pai da Medicina Budista, uma verdadeira fonte imensurável de conhecimento sobre os poderes curativos das plantas, dos minerais, massagem e assim sucessivamente. Seus ensinamentos vieram para a Tailândia ao mesmo tempo em que o Budismo. Definitivamente uma figura central no sistema médico budista, ele é considerado legitimamente como a aspiração de todos os praticantes de Massagem Antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário