segunda-feira, 11 de julho de 2011

Curso de shiatsu tradicional Japonês



Sobre a Técnica
Considerado uma das principais técnicas da medicina tradicional oriental, o shiatsu surgiu no Japão à partir da junção da medicina tradicional chinesa com os principais métodos de terapia manual desenvolvidos no Japão, como : Do- in, massagem Anma, Seitai, Te-a-te e Kwatsu. Sua atuação define bem a tradução literal da técnica: Shi = dedos e atsu = pressão. De uma forma mais sintética, poderíamos considerar o shiatsu, uma acupuntura sem agulhas, pois sua ação é direta sobre os principais pontos e meridianos utilizados na acupuntura, promovendo além de um reequilíbrio energético, este método favorece ao alívio de dores e tensões e a harmonia do corpo e da mente.
Início: 22 e 23 de outubro
Duração: 3 meses, 01 final de semana por mês + aulas práticas(supervisionadas) e estágio.
Sábados: 09h – 12h e 14h – 18h
Domingos: 09h – 12h e 14h – 17h
*O curso é composto de aulas teóricas, práticas e vivências de meditação, Chikung(Exercícios energéticos),exercícios de respiração,dinâmica dos cinco elementos, Massagem dos elementos e Automassagem chinesa.
Carga horária: 50 horas
Datas programadas:
- módulo 1: 
- módulo 2:
- módulo 3: 
 Obs: após a conclusão de cada modulo será agendada previamente com os alunos uma aula extra(prática)voltada para o aperfeiçoamento da técnica.
A quem se destina:
Profissionais e estudantes da área da saúde,como: fisioterapeutas,enfermeiros, psicólogos, massoterapeutas, terapeutas corporais, professores e alunos de educação física e yoga, acupunturistas, e todos aqueles interessados em autoconhecimento, saúde e bem estar.

Sobre a instituição:
O Satori  reune os mais qualificados cursos e profissionais do centro oeste. Realizando cursos nas mais variadas áreas do conhecimento Oriental como: Shiatsu Tradicional Japonês, Reiki Tradicional Japonês, Ayurveda, Acupuntura, Estética Natural Oriental Yoga e meditação. Para isso disponibilizamos um ambiente totalmente adequado e voltado para as práticas terapêuticas e holísticas.
Material didático:
Apostilas e apresentações audiovisuais.
Programa do Curso:
Aulas Práticas, teóricas e vivenciais
História e origens do shiatsu tradicional Japonês
Introdução a medicina tradicional Chinesa
Princípios Yin e Yang
 Teoria dos Cinco elementos
Ciclo Ko e Ciclo Shen
 Teoria Jitsu e Kyo dos pontos e meridianos
Os quatro tipos de desequilíbrios (Kambotsu, Koketsu, atsu e kincho)
 Fisiologia energética dos meridianos e pontos da acupuntura e do shiatsu
Yuketsu: pontos de assentimento
Boketsu: pontos de alarme
- Estudo do sistema Zang Fu (órgãos e vísceras)
Métodos de diagnose no shiatsu
Bo shin – Inspeção geral
Bu Shin – Voz e olfato
Mon shin – Perguntas
Se shin – Percepção pelo tato
Hai shin – pontos de assentimento
Se kei – meridianos
Se  sho -  língua
Myaku shin – análise do pulso
 Práticas de respiração (Chi Kung)
 Meditação zazen
 Técnica de shiatsu no solo e na maca
Investimento:
3 x 236,00
à vista:  10% de desconto
*Matriculas efetuadas até o dia 25/07  terão desconto especial.


Professor: Valério Lima

Valério Lima, professor e terapeuta há mais de 10 anos, dedica-se ao estudo e à prática das técnicas e terapias do extremo Oriente (China, Japão, Índia e Tibet). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Diretor e coordenador do espaço Satori Goiânia -GO .
Professor e Shiatsuterapeuta no método de Shiatsu Monge Tokuda Igarashi.
Formação nas diversas técnicas japonesas da Escola Shogo Mochizuki, com sede no Colorado - USA, tais como:Massagem tradicional Japonesa Anma, Reflexologia Japonesa nos Pés, Massagem Japonesa com Pedras quentes e Quick Massagem Japonesa.
Mestre e terapeuta em Reiki com formações nos métodos tradicionais Japoneses.
Credenciado como Shihan Kaku(professor assistente), pelo JIKIDEN REIKI KENKYUKAI, Instituto Jikiden de Reiki, com sede em Kyoto, Japão.
Reiki Master do Método Usui de Cura Natural pela linhagem da Sra. Hawayo Takata.
Para ver o currículo do professor na integra acesse: www.satoriterapias.com
Organização:



Informações: 3624-2568/8515-1979
Email: satoriterapias@gmail.com


3 comentários:

  1. Recebi ontem, pela primeira vez, a massagem shiatsu. Gostei tanto, que hoje iniciei uma pesquisa para saber mais sobre a técnica. Que bom ter encontrado esse blog. Jamais poderia imaginar o nível de especialização e profissionalismo existente. Estarei em contato para aprofundar neste conhecimento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Sensei vai ter turma no início de 2018? Sou o rapaz que o senhor fez a massagem no joelho no espaço Tao no final de agosto, aluno de Krav Magá

    ResponderExcluir
  3. Bom dia eu gostaria de fazer curso de shiatsu. Mas nao posso sabado nem sexta a noite. Teria outra possibilidade de remanejamento?

    ResponderExcluir